200º Aniversário do Órgão de Tubos

Neste ano de 2011 o Órgão de Tubos desta Igreja perfaz 200 anos ao serviço da Liturgia e desta comunidade.

Para sublinhar tal data tivemos um concerto no dia 23 de Janeiro (dia do Padroeiro), integrado no VIII ciclo de Órgão e Música Sacra do Porto.

No dia 10 de abril, preparando a Páscoa, tivemos um novo concerto, desta vez com coro, solistas e instrumentistas da ESMAE.

E no dia 9 de Julho, integrado nas festas da Igreja, tivemos a presença da Capella Duriensis sob a direcção de Jonathan Ayerst.

Simultaneamente decorreu uma Exposição sobre o nosso órgão e os órgãos principais da Cidade do Porto. Esta exposição que esteve aberta de Junho a fins de Setembro e de que podemos rever algumas imagens, foi um sucesso, pois do Livro de Visitas constam assinaturas do Japão ao Canadá e da Argentina e Brasil a Moscovo.

Queremos ter uma palavra de agradecimento à Drª Célia Ramos que redigiu os textos, à Drª Elisabete Oliveira que traduziu para inglês e ao organeiro Pedro Guimarães que nos deu o suporte técnico.

Uma palavra especial à Junta de Freguesia de Santo Ildefonso que não quis ficar de fora deste acontecimento e colaborou no suporte financeiro.

A todos os que tornaram possível tudo isto, o nosso muito OBRIGADO!