Dia dos Baptizados

Dia baptizados

Domingo, dia 7 de Abril:

  • Pascoela…
  • Domingo “In albis”…

O Domingo a seguir à Páscoa é, pela maioria dos cristãos, sentido como um dia muito ligado à Festa da Páscoa. Chamamos-lhe por isso: Pascoela, isto é, Pequena Páscoa.

Entre nós, e sobretudo no norte de Portugal, é um dia ainda dedicado ao Compasso ou Visita Pascal. Mas, desde a antiguidade que este dia era o fecho de uma semana em que os baptizados na Vigília pascal andavam vestidos de branco. Daí o nome “In albis”, isto é, de branco.

Neste contexto de Páscoa e de Baptismo temos vindo a realizar neste Domingo uma Celebração especialmente dedicada aos baptizados dos anos mais recentes nesta igreja de S. Ildefonso. Este ano foi sem dúvida o mais participado. A celebração decorreu animada pelo Coro da paróquia e elementos duma família que com seus filhos vem participando activamente com violino, violoncelo e flauta. Em acção de graças, um dos mais velhos já leu uma oração. Durante a celebração naturalmente tivemos algumas corridas dos mais crescidinhos e alguns choros dos mais bebés… Mas muito bem se portaram! E foi possível no fim registar o momento com os mais crescidos, como se poderá ver!

Obrigado e… até ao próximo ano.

P. Agostinho Pedroso, pároco