Porto-S.Ildefonso-Zamora

Tal como previsto, no passado dia 10 de Junho,  55 pessoas da nossa comunidade deslocaram-se em autocarro a Zamora. Aí celebramos uma missa de acção de graças na Igreja de S. Pedro e S. Ildefonso, junto dos restos mortais do nosso Padroeiro comum. Muito bem acolhidos pelo seu pároco, D. Benito, que esteve presente juntamente com o grupo de pastoral, fomos ilucidados sobre como S. Ildefonso aqui chegou, vindo de Toledo e como se encontra guardado com 4 chaves, num sarcófago, por cima do altar-mor. Igualmente nos foi explicada a história arquitectónica desta igreja, que sendo de traça original românica, está hoje alterada possuindo uma só nave sustentada por arcos góticos.

Depois foi a vez de nos dirigirmos à casa de espiritualidade onde nos esperava uma agradável refeição. Num dia de amena temperatura foi possível admirar o belo panorama do jardim que possui uma admirável vista sobre o rio Douro.

Depois esperamos pelas 16,00 horas (a “siesta” não perdoa…) para arrancar com a visita a alguns monumentos históricos da cidade medieval: Praça Maior, Igreja de S. João, Igreja de S. Madalena com suas jóias arquitectónicas e finalmente a Catedral de Zamora, um dos melhores monumentos do românico, com o seu tesouro, tapeçarias, coro e altar-mor.

De regresso ao Porto, era geral a satisfação de uma frutuosa visita, quer espiritual quer culturalmente.